A Diretoria do Instituto Ovos Brasil (IOB) traçou um plano estratégico para 2025, com foco em campanhas de conscientização que fortaleçam a percepção dos benefícios do consumo de ovos, tanto para a saúde quanto para o mercado de alimentos. Essas ações estão diretamente vinculadas aos objetivos dessa entidade criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.
Com a projeção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de um aumento de até 2,4% na produção de ovos no Brasil – alcançando 59 bilhões de unidades em 2025 –, o Instituto reconhece a oportunidade de impulsionar o consumo per capita, estimado em crescimento de até 1,1%.
O Instituto destaca a importância de parcerias com a indústria e varejo, além de ações voltadas para influenciar diretamente os players do setor de alimentos. O apoio contínuo da imprensa será um dos pilares para levar informação clara e precisa a diferentes públicos, consolidando o ovo como sinônimo de saúde e bem-estar.
As estratégias para 2025 envolvem, por exemplo, ampliação das campanhas educativas, via comunicação direta com o público-alvo sobre os benefícios nutricionais e econômicos do ovo; engajamento com o mercado, estabelecendo parceria com distribuidores, supermercados e redes de varejo para aumentar a presença do ovo em ações promocionais e campanhas publicitárias; e a produção de materiais informativos, para apoio a profissionais com vistas a desmitificar e fortalecer a imagem do ovo.
Com atuação nacional e referência em informação sobre ovos, o Instituto planeja um ano de grandes avanços, tanto no campo da educação alimentar quanto na valorização do setor produtivo, consolidando a relevância do Brasil como um dos maiores produtores de ovos do mundo.