Valtra completa 65 anos no Brasil e comemora sucesso dos lançamentos na Agrishow  

Os lançamentos realizados na Agrishow 2025 e a recente parceria com a TIM para expandir a conectividade no campo foram formas de a Valtra comemorar os 65 anos dessa marca do grupo AGCO no Brasil. Destaque especial foi dado ao setor sucroalcooleiro, que mereceu espaço especial no estande da empresa na feira.

Como explica Marcelo Traldi, vice-presidente Fendt e Valtra América Latina, “estamos completando 65 anos de Valtra no Brasil. Trouxemos para a feira as melhores soluções para o campo, com tecnologias de ponta que garantem maior lucratividade e redução de custos. A Valtra é a primeira fábrica de tratores que se estabeleceu no Brasil. Hoje, são mais de 65 produtos, mais de 46 modelos de tratores de 57 cv a 425 cv e plantadeiras. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e evoluiu na cana-de-açúcar, atendendo ainda café e soja.”

Entre as novidades, os visitantes tomaram contato com os tratores da série S6, os pulverizadores da Série R e o Consórcio Nacional Valtra. Também puderam conhecer as outras inovações da marca, como os tratores das Séries T CVT, A2R e A4 HiTech, assim como a Plantadeira HiTech, os pulverizadores Série R (Modelos R530 e R535), Dry Box e o Pulverizador BS2225H HiTech. Além disso, como citou Traldi, a empresa também enfatiza em sua história a área de remanufaturados, “muito importante hoje, porque é mais uma solução economicamente viável ao agricultor. Investimos R$ 19 milhões no Centro de Excelência de Jundiaí

As aquisições de máquinas agrícolas aconteceram via AGCO Finance, banco de fábrica, com diferenciais e alternativas atrativas de financiamento ao produtor rural. Outra opção bastante adotada pelos agricultores foi o Consórcio Nacional Valtra, uma solução para ampliar o acesso dos produtores a novos maquinários. Nos últimos 5 anos o Consórcio Nacional Valtra teve um crescimento superior a 30%. Ou seja, a busca por essa modalidade para a aquisição do trator só vem crescendo ano a ano. “É uma opção confiável, que permite ao agricultor fazer um planejamento de investimento, sem comprometer o orçamento no longo prazo, já que esta modalidade não possui juros”, afirma Antonio Carvalho, diretor do Consórcio Nacional Valtra. Os grandes atrativos da modalidade são: prazo estendido em até 150 meses e o número de contemplações, 800 contemplações em 2 anos.


Série S6

Principal atração do estande da Valtra na Agrishow 2025, a Série S6 foi disputada entre os visitantes, que formaram até fila para subir no trator e tirar fotos. Com potência excepcional, tecnologia inteligente integrada e design focado em eficiência e conforto, a Série S6 foi projetada e fabricada na Finlândia e chega ao Brasil para atender às demandas de produtores que buscam alto desempenho em operações pesadas, como na produção de grãos e sucroenergética. “O S6 já virou o queridinho dos produtores e fechamos muitos negócios. Sucesso Total”, comemora Esteves, e assegura: “Temos um sistema robusto, versátil e eficiente. Combinado com a Plantadeira Momentum, a Valtra tem o melhor conjunto de plantio do mercado.”

A nova Série S6 é a família de tratores de maior potência da Valtra. Foi criada para operadores experientes que valorizam alto desempenho e precisam de um torque responsivo, eficiente e confiável, com baixo custo de operação. Conta com três modelos, S346, S376 e S416, com potências máximas de 345 cv, 375 cv e podendo chegar até 425 cv e torque de até 1.750 Nm.

Seu motor AGCO Power de 8,4L possui grande volume e novo sistema de admissão de ar com turbo único, o que significa maior economia de combustível e confiabilidade, atingindo potências máximas a 1.850 rpm do motor. Ou seja, 7% menos rotações e entre 10% a 15% menos consumo de combustível. A transmissão CVT da Valtra, referência em confiabilidade e engenharia na condução da máquina, fornece tração e mudanças de velocidade eficientes sem trocas de marchas ou elétricas, garantindo máximo controle e conforto, tanto em operações no campo quanto no transporte.

A nova barra de 42 metros para os pulverizadores da Série R, modelos R530 e R535 foi desenvolvida com materiais como aço carbono, alumínio e fibra de carbono, a nova barra traz uma estrutura arrojada, que proporciona estabilidade nas operações. Além disso, oferece maior resistência e menor custo de manutenção. A novidade já está disponível para os pulverizadores da Série R, junto a outras soluções da marca voltadas ao aumento da produtividade.

O diferencial da nova barra de 42 metros em relação às demais já oferecidas pela Valtra está em sua composição estrutural. Enquanto as versões de 24, 30 e 32 metros são totalmente fabricadas em aço carbono, e a de 36 metros combina aço carbono com alumínio em parte da estrutura, a nova barra se destaca por unir três materiais distintos. Ela conta com trechos em aço carbono, uma treliça estrutural em alumínio e a parte central feita em fibra de carbono. Essa combinação inédita dá origem a um novo conceito de barra híbrida no mercado agrícola.

“A Série S6 entrega desempenho máximo, através do gerenciamento que há entre a transmissão CVT e o motor, permitindo a partida do trator e implementos pesados já no solo, sem perda de força. Os tratores foram projetados para garantir robustez e durabilidade, atendendo a operações em diversos tipos de solo. Além do uso na produção de grãos, onde a Valtra espera ter o principal volume de vendas, as máquinas são ideais também para o trabalho no segmento de cana-de-açúcar, uma das principais culturas do Brasil, que exige máquinas robustas e potentes”, frisa Flávio Dotto, diretor de Marketing da marca, comentando que “a sexta geração da Série S representa um salto em inovação e desempenho. Traz todas as tecnologias inteligentes que os agricultores especializados pensam: mais autonomia e maior rentabilidade. “A combinação do motor AGCO Power de alta capacidade, a transmissão CVT e o sistema SmartTouch colocam esse trator em um novo patamar de eficiência e produtividade. O TaskDoc facilita o gerenciamento de tarefas, economizando tempo na configuração, indo direto ao trabalho. Desenvolvemos uma máquina robusta, inteligente e altamente confortável para atender às necessidades dos produtores que desabilitam o melhor no campo.”

Juntamente com o Valtra Guide e o Auto U-Pilot , o SmartTurn automatiza totalmente a experiência de condução no campo para reduzir o estresse, a compactação do solo, proporcionando economia de combustível e eficiência. As curvas consistentes melhoram a precisão da tarefa, quando utilizadas em conjunto com outras tecnologias agrícolas inteligentes da Valtra, escolhendo entre quatro padrões de curva. O sistema Twin Track , exclusividade da Valtra no mercado, que permite ao operador conduzir o trator no sentido contrário, para que ele tenha total visualização dos implementos traseiros, reduzindo seu esforço e aumentando a eficiência em trabalhos como corte e trituração. O Valtra Connect também possibilita monitoramento remoto e manutenção preditiva, otimizando a produtividade e a rapidez do tempo de parada da máquina.

A cabine da Série S6 possui câmera que confere mais visibilidade da parte traseira. Combina ergonomia, espaço e tecnologia. Com 6,5m² de superfície envidraçada, o design proporciona ampla visibilidade, enquanto a suspensão da Cabine AutoComfort , sincronizada com a suspensão do eixo dianteiro e do assento Valtra Evolution, garante uma condução suave em qualquer tipo de terreno. Juntas essas características melhoram o conforto e a experiência do operador.

Outra novidade da Série S6 é a vazão do sistema hidráulico, definida pela fabricante como a maior da categoria. São 400 l/min gerados por meio de duas bombas de audição axial independentes, que garantem alto desempenho. As válvulas são controladas eletronicamente pelo SmartTouch , podendo atingir 170 l/min em uma única válvula, além da função de fechamento automático, que evita a contaminação do sistema e contribui para a preservação do meio ambiente.

No Brasil, a linha será vendida nas versões Premium – na cor cinza Titã e rodas pretas – e na versão Active – preto metálico com as rodas brancas. Em seu lançamento, na Agrishow 2025, a Valtra apresentará os tratores em duas cores especiais para a ocasião: branca e cinza.


Cana-de-açúcar

O espaço especial destinado a esse segmento reforça a tradição da Valtra no segmento e o compromisso com os produtores e usinas. “Somos uma fabricante de máquinas agrícolas reconhecida por sua robustez e inovação tecnológica, oferecendo as melhores soluções para os agricultores, desde o planejamento da produção até a entrega da cana na usina. Vale lembrar que a cultura da cana-de-açúcar é uma das mais exigentes em termos de operação e durabilidade dos equipamentos”, comemora Claudio Esteves, diretor Comercial Valtra.

Para essa atividade, o portfólio Valtra tem os tratores Série Q5, T CVT e BH HiTech, cada um deles com atributos que atendem às necessidades específicas da lavoura, do preparo ao transporte. Soma-se a eles o Pulverizador Série R, desenvolvido com configurações exclusivas para o manejo canavieiro, oferecendo aplicações precisas e eficientes. “Foi com o lançamento da linha BH que a marca se consolidou como referência no segmento, oferecendo tratores econômicos, de baixo custo de manutenção e desempenho superior em operações severas. Hoje, com tecnologias embarcadas, conectividade e soluções digitais de última geração, a marca entrega inovação com raízes profundas na realidade do campo”, comenta Esteves, ao lembrar que “o BH HiTech é uma das máquinas mais premiadas do setor sucroenergético por seu ótimo desempenho e grande confiabilidade”.

Essa linha dispõe de transmissão HiTech 3 e modos automáticos para otimizar a operação. Conta com eixo traseiro passante versátil que dispensa a necessidade de espaçadores, e eixo dianteiro com opção de 3 metros de fácil instalação e regulagem variável, que não só atende à necessidade de espaçamento entre linhas como também livra seu canavial de pisoteios indesejáveis. Muito mais vantagens se comparado a eixos inteiriços, comuns em versões com a mesma potência disponíveis no mercado. O trator também possui sistema hidráulico com reservatório exclusivo e a maior vazão do mercado, que economiza tempo no descarregamento, aumenta a disponibilidade do conjunto e a agilidade do transbordo. A transmissão 18+18 com excelente escalonamento de marchas proporciona a velocidade ideal em baixas rotações, com resposta ágil e alto torque do motor, garantindo mais horas trabalhadas. Tradição e reconhecimento de seu aliado de sempre com a melhor tecnologia embarcada.

A Série T CVT, por sua vez, possui a maior tecnologia em tração da categoria, atendendo às altas demandas dos produtores nas diferentes etapas da produção. Destaque para a transmissão CVT, que traz maior segurança na operação, pois possibilita mover, parar ou arrancar o trator com carga e em uma subida, por exemplo, somente no pedal do acelerador, garantindo um ótimo desempenho no preparo de solo, com economia de consumo de combustível média de 25%, além de alta resistência, disponibilidade e robustez necessárias para suportar as operações severas do cultivo. Conta ainda com eixo dianteiro com opção de 3 metros de fácil instalação e regulagem variável, muito mais vantajoso do que eixos inteiriços, atendendo à necessidade de espaçamento entre linhas e livrando seu canavial de pisoteios indesejáveis. Conte com a confiança de um trator que trabalha muitas horas por ano, necessárias a uma operação sucroenergética, sem te abandonar e com baixo índice de paradas não programadas.

Tradicional e com mais de 20 anos de história dentro do setor sucroenergético, a quarta geração da Linha BM desempenha todos os serviços com baixo consumo de combustível e alta performance, levando até 15% de economia para o produtor graças ao seu Motor AGCO Power e a transmissão sincronizada Multitorque eletro-hidráulico, que também garantem mais agilidade e alto desempenho em seu trator durante as operações.

Além disso, a Valtra oferece o alcance o máximo retorno no investimento durante a fase de tratos culturais com os pulverizadores Valtra, que possuem robustez e estrutura diferenciada e flexível preparadas para depositar insumos de forma precisa, de modo a evitar desperdícios e a obter o melhor resultado de aplicação, sem desperdício. “As máquinas da Valtra são fáceis de operar e foram pensadas para os produtores que precisam de resultados em produtividade com muita economia, simplicidade e sem perder o conforto”, afirma Esteves.

Pulverização em nova escala

A nova barra de 42 metros para os pulverizadores da Série R, modelos R530 e R535, foi desenvolvida com materiais como aço carbono, alumínio e fibra de carbono, a nova barra traz uma estrutura arrojada, que proporciona estabilidade nas operações. Além disso, oferece maior resistência e menor custo de manutenção. A novidade já está disponível para os pulverizadores da Série R, junto a outras soluções da marca voltadas ao aumento da produtividade.
O diferencial da nova barra de 42 metros em relação às demais já oferecidas pela Valtra está em sua composição estrutural. Enquanto as versões de 24, 30 e 32 metros são totalmente fabricadas em aço carbono, e a de 36 metros combina aço carbono com alumínio em parte da estrutura, a nova barra se destaca por unir três materiais distintos. Ela conta com trechos em aço carbono, uma treliça estrutural em alumínio e a parte central feita em fibra de carbono. Essa combinação inédita dá origem a um novo conceito de barra híbrida no mercado agrícola.

A nova barra também melhora o rendimento operacional e é ideal para o trabalho no mercado de grãos em geral e, principalmente, algodão. “Nosso objetivo é aprimorar a eficiência e disponibilidade da máquina, além de fornecer tecnologia e inovação para melhoria da produtividade, reduzindo as perdas e aperfeiçoando a qualidade de aplicação”, afirma Leonardo Casali, responsável por Plantadeiras e Pulverizadores na Valtra. 

O projeto traz tecnologias que poderão ser aplicadas em outros produtos da linha. A nova barra vem com o sistema de pulverização pulsada, que permite controlar o tamanho das gotas, mantendo um padrão. O Sistema PWM, bico a bico, controla, de acordo com a velocidade, a pressão de trabalho de cada ponto, individualmente e, consequentemente, melhora a qualidade de aplicação e a produtividade. Ajusta a pressão em relação a velocidade em diferentes pontos da barra, reduzindo ainda a sobreposição da aplicação com o controle de seções bico a bico.

Além disso, o sistema faz compensação de curva. Ou seja, quando o operador estiver utilizando toda a sua barra e precisar fazer uma curva, ela usa como base a velocidade angular diferente em todas as pontas, ajustando as mesmas para uma pulverização homogênea, semelhante ao que ocorre, com compensação de curva na dosagem de sementes da Plantadeira Valtra Momentum. Equilibra toda a pressão de pulverização em relação a velocidade, garantindo um tamanho de gotas uniforme ao longo da barra. E tudo isso contribui para uma aplicação efetiva e com mais qualidade. 

O Sistema XRT (eXtended Range Terrain Compensation) de controle de altura das barras utiliza a tecnologia de sensores do tipo radar, para garantir que, independentemente da condição do terreno e da velocidade, a máquina irá manter a barra em relação ao alvo, melhorando a qualidade de aplicação e aumentando a produtividade. O sistema é um diferencial, devido a sua durabilidade e rápida resposta frente às demais opções do mercado. 

O Sistema de Injeção Direta, por sua vez, permite a introdução de defensivos concentrados diretamente na linha de pulverização, eliminando a necessidade de pré-mistura no tanque principal. O que proporciona maior flexibilidade e eficiência nas operações de pulverização, uma vez que permite a aplicação de doses variáveis ao longo do talhão. Além disso, facilita a limpeza e a troca de produtos, pois o tanque principal está livre de contaminação.

A nova barra de 42 metros, o sistema PWM, o novo controlador de altura e o sistema de injeção direta de produto são itens opcionais. O agricultor poderá escolher diferentes tamanhos de barras e os sistemas disponíveis, podendo contar com mais opções, de diferentes tecnologias, para atender a sua demanda. 

“Com o lançamento da barra de 42 metros e das tecnologias que podem ser agregadas, a Valtra amplia o leque de opções para o mercado para atender agricultores que buscam por pulverizadores com uma barra maior, alta qualidade de aplicação e tecnologias avançadas”, destaca Casali. De acordo com o especialista, a Valtra busca expandir sua presença no mercado com a barra do pulverizador de 42 metros, focando em grandes agricultores no Centro-Oeste, região onde há cultura de algodão, soja e milho, e concentração de produtores que buscam rendimento operacional. 

Formação técnica para jovens fortalece o futuro da mecanização agrícola                                     

Com o objetivo de preparar uma nova geração de profissionais para os desafios da agricultura moderna, a Valtra, referência global em tecnologia agrícola, distribuição, por meio da AGCO, uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza. A iniciativa visa qualificar alunos de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) do interior paulista em operação e manutenção de máquinas agrícolas de alta tecnologia.

A ação complementa a formação dos estudantes com um módulo técnico adicional, sem alteração do currículo regular das instituições. O conteúdo tem foco em mecanização agrícola e soma aproximadamente 160 horas de capacitação, incluindo aulas online e práticas em campo. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de empregabilidade e incentivo o interesse dos jovens pelas tecnologias mais avançadas do setor”, destaca Traldi.

Participam do projeto três unidades do Centro Paula Souza, localizadas em Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal e Rio das Pedras. Ao todo, 30 estudantes foram selecionados com base no desempenho escolar — 10 por escola. As atividades começaram em abril e seguem até o fim de julho, com 79 horas de ensino a distância e 82 horas presenciais. As aulas práticas ocorrem na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com o apoio de instrutores da AGCO e do próprio IAC.

Durante o curso, os alunos têm acesso a conteúdos que vão desde os fundamentos dos motores até tecnologias de agricultura de precisão, como sistemas de GPS, eletro-hidráulica e operação de pulverização. O contato direto com máquinas de última geração proporciona uma vivência essencial para a formação de profissionais prontos para atender às demandas do agronegócio moderno. Como reforço adicional, os três alunos com melhor desempenho ao final da formação serão convidados a estagiar nas operadoras das marcas Valtra, Massey Ferguson e Fendt — todas pertencentes ao grupo AGCO. A expectativa é expandir o projeto para outras unidades de ensino nos próximos semestres.

Os alunos da Etec de Jundiaí participaram de uma visita técnica à Agrishow 2025, no dia 29 de abril, quando tiveram a oportunidade de conhecer inovações do setor e ampliar sua visão sobre o papel da tecnologia no campo.

A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.