SLC Agrícola obtém pontuação “A” do CDP por liderança ambiental

A SLC Agrícola foi reconhecida pelo CDP, organização ambiental global sem fins lucrativos, por sua liderança em transparência corporativa e desempenho nas categorias Floresta e Segurança Hídrica, garantindo um lugar na respeitada lista “A” anual da entidade em ambas as categorias.

A classificação insere a companhia entre os líderes globais que demonstram uma divulgação abrangente, uma governança ambiental madura e um progresso significativo em direção à resiliência ambiental. “Fazer parte da ‘A-List do CDP’ em Segurança Hídrica e Florestas reflete a forma como a SLC Agrícola integra a gestão ambiental à estratégia da empresa. O reconhecimento está diretamente associado à nossa política de desmatamento zero desde 2021, e o uso da agricultura regenerativa certificada em nossas operações, gestão responsável da água e controle da cadeia produtiva são pilares fundamentais para a resiliência do agronegócio frente aos desafios climáticos”, afirma Tiago Agne, gerente de Sustentabilidade da SLC Agrícola.

O CDP mantém o maior repositório de informações ambientais do mundo, amplamente utilizado para orientar as decisões de investimento e aquisição que apoiam uma economia global net-zero, sustentável e positiva para o planeta. A organização opera o único sistema independente de divulgação ambiental do mundo e avalia milhares de empresas todos os anos. A pontuação é baseada em uma metodologia rigorosa e independente, alinhada aos parâmetros do TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures). Ele avalia a profundidade dos relatórios das empresas, a compreensão dos riscos ambientais e a evidência de melhores práticas, incluindo a definição de metas ambiciosas e ações verificadas.

Em Segurança Hídrica e eficiência de recursos, a SLC Agrícola adota tecnologias como sensoriamento remoto, uso de sensores para aplicação localizada de defensivos agrícolas, que permitem reduções significativas no consumo de água, podendo chegar até 90%.

Em 2025, 20 mil empresas foram pontuadas, dentre as mais de 22,1 mil que reportaram seus dados por meio da plataforma do CDP. No mesmo período, 640 investidores com US$ 127 trilhões em ativos, solicitaram ao CDP a coleta de dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais.

A lista completa das empresas que fizeram parte da A-List do CDP deste ano está disponível aqui: Pontuações de CDP e A Lists – CDP.