A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) lançou o podcast “Cases & Causos ABMRA”, um novo programa dedicado a revisitar as grandes campanhas da publicidade brasileira e projetos de marketing que foram destaque no Agro nacional. O episódio de estreia está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio. A primeira temporada contará com 12 encontros.
Sob o comando de Daniel Escobar, diretor da Associação, o podcast tem como principal objetivo, recordar e analisar grandes trabalhos que se tornaram referência na comunicação brasileira. “O objetivo é oferecer conteúdo de qualidade, ao mesmo tempo em que homenageamos e aprendemos com as trajetórias de grandes profissionais e personagens experientes”, conta Escobar.
O primeiro episódio contou com a participação de Márcia Esteves, presidente da Lew/Lara e presidente da Abap, e apresentou o case “Carne tem nome: Friboi”, e de Luiz Nastari, diretor da Datagro, que compartilhou a construção do GAFFFF (Global Agribusiness Festival) como “causo”.
Entre os demais temas da temporada, estão os bastidores de campanhas icônicas como “Mamíferos”, da Parmalat, e “Agro: A indústria-riqueza do Brasil”, da TV Globo, contados por seus idealizadores. “Queremos incentivar as novas gerações de profissionais do marketing e da comunicação a estudarem e se inspirarem nas grandes campanhas realizadas no Brasil e que nos tornaram um dos Países mais premiados da propaganda internacional”, diz o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos.
Para o presidente, em tempos de Inteligência Artificial (IA), em que tudo começa parecer “meio pasteurizado”, projetos como esse são necessários para resgatar a criatividade raiz da comunicação brasileira. “É preciso entender que as novas tecnologias, como a IA, por exemplo, são um meio de ganharmos produtividade em diversas atividades da comunicação, mas, que nada ainda conseguiu superar o talento criativo e a sensibilidade humana”, comenta.
Essa mensagem de valorização da criatividade raiz também se estende à produção sonora do podcast, que inclui uma vinheta de abertura criada pelo compositor e publicitário brasileiro Thomas Roth, profissional reconhecido na área de criação de jingles publicitários.
Para acompanhar a primeira temporada e assistir às prosas gravadas em estúdio, basta seguir o canal “Cases & Causo ABMRA” no YouTube. O programa em áudio pode ser ouvido por meio da Amazon Music, Deezer e Spotify.
Youtube: Link
Amazon Music: Link
Deezer: Link
Spotify: Link