Neste ano, o Oscar do agronegócio vai para diretora geral do Ital

A pesquisadora científica Eloísa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que recentemente completou 42 anos de carreira, está entre os 100 Mais Influentes do Agro, conhecido como o Oscar do agronegócio brasileiro, na categoria Tecnologia e Inovação.

A diretora do Ital também está entre as sete Mulheres Inspiradoras destacadas pelo Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD), liderado pelo Instituto Butantan, por serem líderes inovadoras em diversos segmentos de carreira. A pesquisadora também foi listada pela Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro, em 2021.

A lista oficial dos 100 Mais Influentes do Agro, com os nomes de todas as pessoas reconhecidas, será divulgada na cerimônia de premiação, em 29 de abril, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, na semana em que a cidade sediará a 30ª Agrishow.

Engenheira de alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos na área de embalagem pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eloísa ingressou no Ital em março de 1983 como engenheira e tornou-se pesquisadora científica em dezembro do ano seguinte, construindo sua carreira no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea). Por sua experiência em desenvolvimento e legislação de embalagem, avaliação do potencial de interação embalagem/produto e segurança de alimentos, exerceu o cargo de gerente técnica dos grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente e coordenou estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de materiais e embalagens assim como projetos de desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental.
É a primeira mulher a ocupar o cargo máximo do Ital, que assumiu em janeiro de 2019, após quatro anos atuando como vice-diretora da instituição. Em paralelo à gestão institucional, liderou a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Instituto, iniciado em abril de 2018, até se tornar pesquisadora responsável pelo Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), em junho de 2022, ambos os projetos com fomento Fapesp.

Sob liderança de Eloísa Garcia, o Ital recebeu, em 2023, reconhecimentos públicos do Grupo Jacto e Fundação Shunji Nishimura, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e do Crea-SP pelos serviços prestados com distinção e impacto positivo na nossa sociedade.