Grunner apresenta Smart Machine movida a etanol e lança modelos da Série S

Na Agrishow 2025, a Grunner apresentou um equipamento inédito no setor sucroenergético: o ATR E, a primeira Smart Machine movida a etanol, desenvolvida em parceria com a DSA. Após estrear como conceito na edição de 2024, o modelo retorna à feira com sua produção aprimorada e pronto para iniciar operações no campo ainda no segundo semestre, no maior laboratório a céu aberto da empresa.   

A Grunner também apresentou na Agrishow novidades da Série S de Smart Machines durante o evento. Um dos destaques é o novo ATR S, que estreia na feira equipado com balança eletrônica integrada, garantindo pesagem precisa em tempo real durante a colheita. Outra inovação é o retrovisor digital (Mirror Cam), tecnologia amplamente utilizada no setor de transportes que agora chega ao campo, oferecendo mais visibilidade, segurança e conforto ergonômico para o operador.   

“Com visão ampliada, eliminação dos pontos cegos e desempenho superior mesmo em ambientes empoeirados ou com baixa luminosidade — condições típicas da colheita de cana — essa tecnologia eleva a segurança e a eficiência das operações no campo”, explica o diretor Comercial e de Operações da Grunner, José Reche.    

Outro lançamento apresentado na feira é o ADS S, equipamento desenvolvido para a aspersão de sólidos. O modelo foi redesenhado para se tornar mais compacto, atendendo diretamente às demandas dos produtores por mais agilidade e versatilidade, especialmente em áreas com curvas de nível e terrenos de difícil acesso. Já o novo ASP S completa a Linha S como a solução ideal para aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos. Agora equipado com um tanque em fibra, o modelo ganhou leveza e maior durabilidade, mantendo sua alta performance mesmo em condições severas de operação, sem comprometer a capacidade de aplicação.   

A empresa também anunciou parceria com o Consórcio Mercedes-Benz.

Nova geração da Série S transforma mecanização do setor sucroenergético 

O destaque da nova geração da Série S está nos seus 15 aprimoramentos, que elevam ainda mais o desempenho no campo. Entre eles, a redução do diâmetro de giro chama a atenção, passando de 27,3 metros para apenas 17 metros. “Essa mudança representa até 60% de diminuição no raio de manobra, o que contribui diretamente para uma colheita mais eficiente, com menos pisoteio da cana na linha e maior fluidez operacional”, pontua Reche.   

Outro avanço importante está na distribuição mais equilibrada da carga, que proporciona mais estabilidade ao equipamento e aumenta a vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi redesenhado, oferecendo mais espaço livre e menor interferência na caixa de carga, o que ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de cana.   

“A participação da Grunner na Agrishow 2025 vai além da simples exposição de produtos. Vamos mostrar como as Smart Machines estão revolucionando a mecanização na cultura da cana-de-açúcar. Hoje, optar por um modelo Grunner não é apenas substituir o sistema convencional de trator e graneleira, mas, sim, dar um salto em produtividade e redução de custos dentro de um novo conceito de mecanização”, destaca o diretor da Grunner.  

Consórcio

Claudio Jesus, diretor Comercial do Consórcio Mercedes-Benz.a administradora de consórcio, esse é “mais um passo em sua trajetória de inovação e crescimento. Com essa união, fortalecemos a atuação no agronegócio ao oferecer soluções financeiras específicas para a aquisição desses equipamentos de alto desempenho, projetados para aumentar a produtividade no campo com menor impacto ambiental. A parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, comenta

“O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche, Diretor Comercial e de Operações da Grunner. A colaboração também está em sintonia com as práticas de sustentabilidade promovidas por ambas as marcas. As Smart Machines Grunner entregam alto desempenho com menor consumo de combustível e redução significativa de emissões de CO₂, alinhando-se às diretrizes ESG – Environmental, Social, and Governance, pauta cada vez mais presente na estratégia do Consórcio Mercedes-Benz. Desta forma, a empresa reafirma seu papel como uma parceira confiável no desenvolvimento de soluções inovadoras que respeitam o meio ambiente e impulsionam o crescimento do agronegócio brasileiro.

A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.