Estudantes de ETECs recebem treinamento prático com tecnologia de ponta em máquinas agrícolas

Pulverizadores com a mais alta tecnologia do mercado. Essas foram as máquinas agrícolas disponibilizadas pela AGCO, para uma aula prática oferecida a estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), realizada em 30 de julho, na Fazenda Santa Elisa, sede do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP). Experiência semelhante será realizada em Mococa (SP).

A atividade faz parte do projeto de capacitação promovido pela AGCO, líder global em projeto, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza, para qualificar estudantes de ETECs, do interior paulista.

As aulas contemplam treinamentos práticos com tratores e pulverizadores das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, pertencentes ao grupo AGCO. Na atividade de hoje, que contou com a orientação de Saulo Barbosa, instrutor da AGCO, além do professor Hamilton Ramos, do IAC, foram utilizados os pulverizadores Massey Ferguson 530R e Valtra R530, além dos tratores da Valtra T CVT 250, Fendt 728 Vario e o MF 8S.
 
O objetivo da parceria é preparar jovens para atuar no mercado de mecanização agrícola, promovendo formação técnica complementar em operação e manutenção de máquinas agrícolas com alta tecnologia embarcada. “Nosso objetivo é aproximar os estudantes da realidade do campo, com acesso direto a equipamentos de alta performance e tecnologias que já estão presentes nas propriedades rurais mais avançadas. Essa vivência prática é essencial para a formação de profissionais prontos para os desafios da agricultura moderna”, afirma Vitor Kaminski, gerente de Treinamento Técnico da AGCO.

O grupo selecionado é composto por 30 estudantes, de três unidades de ensino do Estado: Etec Benedito Storani, de Jundiaí; Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal; e Etec Dr. José Coury, de Rio das Pedras. Ao final do curso, os participantes receberão certificado, e os três com melhor desempenho terão a oportunidade de estagiar em concessionárias pertencentes ao grupo AGCO. “Eu já tive experiências com maquinários, estou por dentro do negócio e já sei mais ou menos como funciona. Só que vindo para cá e aprendendo na prática com um trator mais tecnológico é totalmente diferente. Isso aprimora a experiência. Vir para cá foi algo surreal na minha vida!”, comenta Luiz Felipe Taranto, aluno da Escola Técnica de Rio das Pedras.

Na ocasião, os alunos tiveram acesso a máquinas da AGCO, como o pulverizador MF 500R, da Massey Ferguson; pulverizadores Série R da Valtra; e Fendt 728 Vario.

Mococa

Com o objetivo de preparar novos profissionais para as demandas do setor agrícola, a Massey Ferguson, referência em máquinas agrícolas, a concessionária Casa Nasser e a ETEC Francisco Garcia, de Mococa (SP), firmaram uma parceria para capacitação gratuita de jovens para atuar nas áreas de manutenção, diagnósticos e tecnologias de agricultura de precisão.

“Investir na formação é essencial para garantir que o avanço tecnológico no campo seja acompanhado pela qualificação da mão de obra. Com esta parceria, queremos proporcionar aos jovens da região o acesso ao conhecimento mais atualizado sobre máquinas agrícolas e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho”, destaca Vitor Kaminski, gerente de treinamento técnico da AGCO, detentora da Massey Ferguson.

Com início em setembro de 2025, o curso beneficiará 20 estudantes. A formação abrange temas como motores, hidráulica, elétrica, diagnósticos em máquinas agrícolas e fundamentos de agricultura de precisão, além de tecnologias embarcadas, como piloto automático. As aulas serão realizadas em três formatos: e-learning, videoaulas e treinamentos práticos.

Os alunos terão duas semanas de atividades na concessionária Casa Nasser, em Mococa, com acesso a tratores Massey Ferguson de média e baixa potência, e uma semana de imersão no Centro de Treinamento da AGCO, em Jundiaí (SP), que conta com estrutura completa para formação técnica.

A parceria também abre portas para futuras oportunidades. Os alunos que se destacarem durante o curso poderão ser indicados para vagas de estágio e efetivação na Casa Nasser, fortalecendo a conexão entre formação e empregabilidade no setor agrícola.

A expectativa é ampliar o projeto para outras unidades da ETEC em cidades onde a Casa Nasser também possui operação.