A exposição internacional de tecnologias agrícolas para a Índia e o Sudeste Asiático, organizada pela Federação Italiana de Fabricantes de Máquinas Agrícolas (FederUnacoma) e pela Federação Indiana de Câmaras de Comércio e Indústria (FICCI), é realizada de 27 a 29 de novembro, no Instituto Indiano de Pesquisa Agrícola (IARI), em Pusa, Nova Delhi.
Em sua nona edição, a feira de máquinas agrícolas apresenta mais de 180 marcas indianas e internacionais — incluindo 18 fabricantes italianos — e ocupa uma área total de mais de 30.000 metros quadrados, incluindo uma área de testes ao ar livre de 3.000 metros quadrados. Ao longo dos três dias do evento, são esperados cerca de 40.000 visitantes no IARI Pusa, incluindo operadores, técnicos, delegados e compradores de todas as regiões do subcontinente e também do exterior, especialmente da Tailândia, Vietnã e Sri Lanka. Tratores, máquinas para preparo do solo, sistemas de irrigação, além de soluções para agricultura de precisão, drones e tecnologias digitais de última geração estarão em exposição. A EIMA Agrimach — explicam os organizadores da FederUnacoma — oferece uma gama completa de soluções capazes de atender às necessidades tecnológicas de um tipo de agricultura caracterizado por considerável variabilidade de solo e clima e modelos de produção extremamente variados.
O evento em Nova Delhi não é apenas uma plataforma comercial e promocional, mas também uma oportunidade para técnicos, partes interessadas e tomadores de decisão do setor público discutirem as questões mais importantes para a economia agrícola da Índia. Com isso em mente, a FICCI e a FederUnacoma programaram diversas conferências técnicas aprofundadas durante os três dias do evento EIMA Agrimach.
No primeiro dia, é realizado um encontro intitulado “Tecnologia a Serviço dos Desafios dos Agricultores em um Contexto Global”, que se concentra na contribuição estratégica que os sistemas de próxima geração podem dar ao crescimento sustentável, à produtividade e à resiliência da agricultura indiana. O dia 28 de novembro será dedicado às startups com um evento intitulado “Startups Agromecânicas: Impulsionando a Inovação e a Acessibilidade na Agricultura Indiana”, enquanto a conferência de encerramento, no sábado, dia 29 de novembro, terá como foco a inovação. O encontro, intitulado “Capacitando Jovens e Agricultores para um Futuro Agrícola Mecanizado e Digital”, abordará os novos perfis profissionais exigidos pelo setor agrícola para aproveitar ao máximo o potencial oferecido pelas tecnologias de próxima geração.

