Balanço da Agrishow estima R$ 14,6 bilhões em intenções de negócios

Consolidada como a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow, em sua 30ª edição, registrou aumento de 7% em transações comerciais e intenções de negócios e computou público de 197 mil pessoas. Desse modo, alcança volume recorde em intenções de negócios, especificamente no setor de máquinas e implementos agrícolas. No total foram registrados R$ 14,6 bilhões com o aumento de 7% em relação à 2024, ano em que chegou a R$ 13,6 bilhões de intenções de negócios.

João Carlos Marchesan, presidente da feira, alerta, no entanto, que só será possível a concretização desse volume de negócios com um plano Safra robusto e juros compatíveis à necessidade do setor.

Outro recorde também ocorreu em relação ao número de visitantes que, neste ano, chegou a 197 mil pessoas. Inclusive, os ingressos se esgotaram previamente na maioria dos dias do evento.

Ponto importante foi a tecnologia com soluções de inteligência artificial oferecida pelos expositores, bem como a presença de expositores e visitantes da agricultura familiar. Pequenos, médios e grandes produtores rurais mostraram, mais uma vez por meio da Agrishow, que a tecnologia agrícola é feita para todos pertencentes ao agronegócio.

Além disso,  enquanto vitrine de inovações, a Agrishow reuniu mais de 800 marcas expositoras brasileiras e estrangeiras durante os cinco dias de evento, tendo contado com a presença de empresas de países como Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong; entre as novidades há máquinas e equipamentos de última geração, insumos para nutrição de plantas, microtratores para agricultura familiar, soluções em crédito, entre outras inovações.

Como destaca Marchesan, “desde o início, a Agrishow tem sido um espaço que reflete e estimula a força do agronegócio brasileiro, com um impacto positivo para as marcas, os produtores e a economia nacional. Os cinco dias de feira são importantes para a geração de muitos negócios e o fortalecimento de conexões entre empresas e produtores por meio da apresentação de inovações tecnológicas e da grande variedade de produtos, serviços e soluções oferecidas. Isso, sem dúvida, mostra a todo o Brasil e a outros países de todo o mundo o quanto podemos fazer sempre mais e melhor pelo setor. Por isso o impacto é tão considerável.”

Iniciativa das entidades Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, a Agrishow 2026 já tem data: será realizada de 27 de abril a 1º de maio.

A jornalista Katia Penteado, da Public Projetos Editoriais, agência responsável pela revista Máquinas & Equipamentos, pelo Anuário ABIMAQ e pelo Panorama Brasil Agronegócio, entre outras publicações, esteve presente à Agrishow 2025 a convite de algumas empresas participantes.