Agrilevante 2025 acontece em outubro, com novidades

Em sua oitava edição, a Agrilevante será realizada de 9 a 12 de outubro, em Bari, na Itália. Dedicada a máquinas e tecnologias para as economias agrícolas da região, a feira se consolidou no panorama global de feiras comerciais como um dos eventos de referência para o setor de máquinas agrícolas.

Com forte identidade mediterrânea, a Agrilevante apresenta-se como mais do que uma feira comercial, mas como um “projeto global” para o Mediterrâneo, comenta Mariateresa Maschio, presidente da Federação Italiana dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas, organizadora do evento.

Investindo na internacionalização do evento, a Agência Italiana de Comércio (ICE) está definindo um programa de entrada para delegados estrangeiros, que durante os quatro dias do evento estarão envolvidos em reuniões de negócios com fabricantes italianos, informa Simona Rapastella, diretora-geral da FederUnacoma.

Para esta edição, expectativa é atingir a marca de 350 expositores de 20 países, superando, em visitação, o público da edição anterior, que recebeu 95 mil visitantes, incluindo 4 mil estrangeiros de 60 países. Além da exposição, são realizadas palestras e workshops sobre temas vinculados à economia agrícola da região do Mediterrâneo.

Um destaque dessa edição será a realização, pela primeira vez em Bari, da reunião do Clube de Bolonha, entidade que reúne os principais especialistas mundiais em mecânica agrícola. Há área dedicada à robótica e a sistemas digitais e um novo espaço de exposição dedicado ao Levante Green, com equipamentos para jardinagem e cuidados com áreas verdes.

O evento também é palco para concurso de inovações técnicas, que foi reformulado e passou a ser chamado de Agrilevante/Máquinas para a agricultura mediterrânea; e para a entrega de premiações, como o Prêmio de Processamento Agrícola e o Prêmio Green Care.