ANDA promove quarta edição do Prêmio Carlos Florence

A Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA) promove o “4º Prêmio Carlos Florence”, cujo objetivo é incentivar a produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de fertilizantes. As inscrições encerram-se em 19 de julho de 2025.
 

“Nossa missão é estimular o debate e aumentar a produção acadêmica sobre os fertilizantes. Convidamos o Brasil para isso, em prol do desenvolvimento da sociedade e das indústrias desse importante insumo”, destaca Ricardo Tortorella, diretor-executivo da ANDA.
 

O prêmio é destinado aos estudantes matriculados em cursos superiores ligados à agronomia e suas vertentes, nos níveis de graduação e pós-graduação, realizados em território nacional. Poderão ser submetidos ao certame os seguintes trabalhos: artigos, ensaios, monografias, dissertações e teses relacionados ao tratamento e uso do solo, inovação ou desenvolvimento de produto e gestão e tecnologias de aplicação de fertilizantes. O edital ainda contemplará conteúdos que ressaltem o movimento internacional Nutrientes para a Vida sobre a importância biológica, ambiental e econômica dos fertilizantes para uma sociedade.
 

A avaliação dos trabalhos inscritos será realizada por uma comissão julgadora, que atribuirá notas com peso 40 aos seguintes critérios: “inovação” e “viabilidade de aplicação”. E peso 20 para “objetividade” e “clareza”. O vencedor será anunciado no 12º Congresso Nacional de Fertilizantes, no dia 02 de setembro de 2025.

“Esperamos receber estudos do cenário econômico, sustentável e biológico, com abordagens inovadoras, que visem à saúde e segurança alimentar do País. Diversificando olhares, poderemos reconhecer talentos”, completa Tortorella.
  

Tecnologia para fertilizantes nitrogenados

A aluna Adrianne Braga da Fonseca, autora do trabalho “Tecnologias de inibidores de urease como estratégia para mitigar as emissões de amônia agrícola e aumentar a eficiência do uso de fertilizantes à base de ureia”, venceu a terceira edição do PCF.
 

Em 2024, foram avaliados 20 trabalhos, de 55 participantes, matriculados em 8 instituições de Ensino Superior estaduais (3) e federais (5), estabelecidas em três regiões do País. A Anda visa promover a produção acadêmica, principalmente para alavancar as pesquisas de adubos e instigar o debate propositivo em todo o território nacional.
 

Carlos Florence

O ilustre Carlos Florence, que dá nome ao prêmio da ANDA, falecido em 30 de junho de 2021, era diretor-executivo da AMA (Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil) e reconhecido como um dos maiores especialistas do setor no País. Também se dedicava à literatura, publicando crônicas semanais em jornais e no seu blog.
 

Com mais de 80 anos, Florence nasceu em São Paulo, em 1938. Era profundo conhecedor do segmento de adubos. Acompanhou as principais transformações do setor nas últimas décadas.