Eixo desenvolvido e fabricado no Brasil atende máquinas para café e frutas

Os produtos da ZF para o mercado agrícola têm como principal característica o aumento da eficiência nas operações agrícolas e a redução de impactos no solo cultivado. Com foco nessas características, a empresa desenvolveu – em Engenharia de Produto e Desenvolvimento do Brasil, locado no Centro de Competência Mundial da ZF, em Sorocaba (SP), onde também está fabricando a solução voltada ao mercado global – o Eixo Dianteiro Direcionável estreito TSA Narrow (TerraSteerAxle), projetado para atender às exigências de segmentos como café e fruticultura.

O desenvolvimento do produto – como informa Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul – levou dois anos e é adaptável a qualquer marca presente no mercado brasileiro e internacional: “Atendemos as principais marcas de tratores e máquinas agrícolas, e cada uma delas têm suas especificidades a serem atendidas. Por isso, as especificações podem ser solicitadas pelas montadoras para suas aplicações e maquinários A nova solução está em testes desde o ano passado em vários clientes, traz avanços em desempenho, economia e versatilidade. Como é fabricado no Brasil, elimina a necessidade de importação e facilita a aquisição de peças de reposição”.

A família de eixos TSA em produção no Brasil cobre aplicações de 60 a 260 HP e praticamente todas as aplicações 4×4. Ela é conhecida por sua modularidade, e personalizações, conforme a necessidade do cliente. Os produtos possuem design que permitem excelente distância do solo, geometria de direção para melhor dirigibilidade, melhor ângulo de esterçamento, além de sensores de esterçamento que auxiliam na geolocalização do trator quando ligados à um sistema de GPS. Conta ainda com projeto otimizado em eficiência energética e peso de componentes para garantir a redução no consumo de combustível. Adicionalmente à linha TSA, a ZF produz em sua unidade de Sorocaba o eixo APL335 para aplicações até 90 HP e o eixo AS3050, para aplicações de 135 HP. 

O novo TSA Narrow foi criado no Brasil para evitar danos às culturas e aumentar a produtividade”, reforça Furtado, destacando na sua bitola reduzida como principal característica do novo TSA Narrow: “A tecnologia permite que os tratores passem entre as fileiras de plantio, minimizando danos às culturas e aumentando a produtividade. O equipamento foi projetado para tratores estreitos de até 105 HP, mais comuns na fruticultura e no café. Hoje o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de frutas e café e por isso o mercado demanda tratores estreitos que permitam a passagem entre as linhas de plantação. Com o lançamento do Eixo Dianteiro Direcionável Estreito TSA Narrow, conseguimos entregar melhor aproveitamento da área cultivável e consequente aumento da produtividade.” O equipamento manteve a carcaça de três partes, que garante mais facilidade para a manutenção e segue o mesmo padrão dos demais Eixos da Família TSA, incorporando conceitos de design, especificações e otimização estrutural. Sua modularidade permite simples adaptações para atender às necessidades dos clientes, que o tornam mais versátil e eficiente. Além disso, propicia redução no consumo de combustível, graças ao seu design leve e eficiente. Entre os principais diferenciais técnicos estão a largura total de 1340 mm, o ângulo de esterçamento de 55° e o diferencial de deslizamento limitado a 45%.